O presente catálogo reúne 28 exemplos de prevenção por redução na origem, desenvolvidos por 8 empresas accionistas da EMBOPAR, pertencentes aos sectores de bebidas, mercearia e drogaria.

Para cada caso é identificado o tipo de embalagem onde, directa ou indirectamente, foram aplicadas ou introduzidas alterações, no âmbito da acção preventiva:

Primária
Secundária
Terciária

Assim como o nível de actuação que deu origem ao processo de prevenção:

Concepção do produto
Acondicionamento do produto
Simplificação da embalagem
Optimização dimensional da embalagem
Processo de fabrico da embalagem
Optimização dimensional do resíduo da embalagem
Processo de reciclagem
Matéria-prima secundária

Na grande maioria dos casos, a prevenção resulta de uma conjunção de vários níveis de actuação.

Ao nível do processo de reciclagem dos materiais – e em particular no caso do plástico – é importante realçar os aspectos de compatibilidade entre materiais. Tendo em consideração que em Portugal a reciclagem deste material, actualmente, é feita apenas a partir de processos mecânicos, o critério de “selecção e combinação de materiais” revela-se crucial para a obtenção de um reciclado de qualidade.

Sendo inevitável, por variados motivos, o uso de diferentes tipos de plástico e de diversos materiais acessórios, é recomendável, porém, ter-se em consideração a seguinte tabela de compatibilidades:

No que diz respeito ao balanço quantitativo das acções de prevenção, os cálculos efectuados para os diferentes tipos de embalagem tiveram por base a Unidade de Venda ao Consumidor (UVC).

Sem condicionar o desempenho funcional das embalagens ou a aceitação pelo consumidor final, as 28 acções de prevenção por redução na origem apresentadas neste catálogo proporcionaram, no seu conjunto e em termos anuais, uma poupança material superior a 2800 toneladas.

Dos exemplos apresentados, constata-se que as embalagens primárias foram as mais abrangidas pelas práticas preventivas, verificando-se ainda um predomínio das intervenções efectuadas ao nível da optimização dimensional da embalagem.

Estas acções, para além de permitirem diminuir a quantidade de resíduos de embalagens, propiciaram ainda toda uma série de vantagens e benefícios em termos de logística e transporte, assim como importantes melhorias relacionadas com a imagem do produto.